Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore.

Instagram

Follow us

Italy Tintas

Os segredos do design italiano que todo mundo quer saber

Os segredos do design italiano que todo mundo quer saber

Design italiano é sinônimo de bom gosto.

Todas as formas inventadas e produzidas na Itália incluem o melhor do design de interiores, urbano, da moda, de produtos e da arquitetura.

Ele é reconhecido mundialmente pela sua individualidade e sentido estético através de peças icônicas que facilmente se tornam conhecidas pelo mundo.

A história de referência do design italiano começou na década de 50 quando os designers da época começaram a utilizar materiais como borrachas, plásticos e acrílicos fáceis de tornar qualquer produto funcional e ao mesmo tempo belo.

Isso levou o design italiano a outro patamar, transformando os objetivos em “acessórios de moda” e mantendo a produção em massa usando técnicas modernas.

A partir daí tudo é inspirado nas técnicas italianas de design ao redor do mundo. Com isso, trouxe aqui alguns dos maiores segredos que levou a Itália a se tornar referência em conceito de design. Confira!

Os segredos do design da Ferrari

Quem aqui nunca sonhou em ter uma Ferrari na garagem que atire a primeira pedra.

O que muita gente desconhece é que a fabricante italiana de carros de corrida, fundada em 1929 por Enzo Ferrari, sofreu por diversas crises econômicas até 1969, quando o grupo Fiat comprou 50% de suas ações ajudando a construir um novo cenário para ela.

Segredo 1

O principal segredo da Ferrari é uso da tecnologia para aumentar o alto padrão e a qualidade na fabricação dos carros.

Todos os motores da Ferrari são submetidos a uma série de scanners para verificar falhas. Caso existirem rachaduras ou danos técnicos, esses motores são totalmente destruídos juntamente com seus moldes e são criados outros, do zero, para substituí-los.

Segredo 2

Outro segredo da Ferrari é a cor vermelha, única e emblemática que fica bem em qualquer aplicação.

Você sabia que o vermelho é a primeira cor a ser notada pelo cérebro humano?

Pasmem, mas ela não foi escolha da marca e sim da Federação Internacional de Automobilismo que determinou, nos primórdios do Grand Prix, que todos os carros de corrida italianos teriam de ter a cor vermelha.

Os segredos do design de Giorgio Armani

Giorgio Armani é um dos mais importantes nomes da moda italiana. Ele foi um dos primeiros a inserir trajes comumente masculinos à moda feminina.

Hoje é dono de um império bilionário que inclui roupas, acessórios, perfumes e diversos produtos que carregam seu nome.

Segredo 1

Alfaiataria que valoriza as formas femininas através de acabamentos, aviamentos e tecidos. Esse é o maior segredo de Giorgio Armani.

Isso trouxe ousadia para o cotidiano, transformando a sobriedade em algo elegante e confortável.

Segredo 2

Cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações tons off-white são glamourizados com detalhes perfeitos e carregados de elegância de uma maneira muito tranquila nas criações do estilista.

Armani não é lançador de tendência, fazendo com que suas peças sejam atemporais, ou seja, podem ser usadas em qualquer época, permanecendo por muitos anos e a qualquer momento no guarda-roupa de homens e mulheres.

Os segredos do design da Fendi

Já ouviu a frase “Deus, me dê Fendi”?

Utilizada em camisetas, essa brincadeira traduz com perfeição o culto ao design utilizado nas roupas, acessórios e produtos da marca italiana.

O jogo de palavras que remete a grife Fendi, criada por Adele Casagrande, filha de produtores de Florença, por volta de 1918, só reforça o poder da marca durante todos esses anos.

O nome da marca vem de seu sobrenome de casada (seu marido se chamava Edoardo Fendi).

Segredo 1

O segredo da Fendi é aplicar peles e couro ao design, seja em acessórios e roupas ou em móveis super estilosos e contemporâneos.

O prestígio da empresa familiar tornou-se consagrado pelo casal e depois reafirmado pelas suas cinco filhas, que reforçaram a visão moderna da marca.

Segredo 2

Outro segredo importante que trouxe mais notoriedade ainda para a Fendi foi a parceria feita entre as irmãs com o jovem designer alemão Karl Lagerfeld (também estilista da Chanel).

Ele assumiu o cargo de diretor criativo da grife, criando peças renomadas de alta costura como casacos que unem pele ao jeans.

Após certo período de críticas ao uso de pele em roupas, a marca revolucionou a arte de trabalhar com elas utilizando materiais sintéticos para recriá-las de forma fiel evitando o uso de pele animal.

Karl criou o logotipo com os duplos F invertidos, que pouco depois se tornou parte da lista de símbolos icônicos de status internacional.

Segredo 3

Com a criação da Fendi Casa, a marca está incluída nos projetos mais exclusivos de residências e estabelecimentos comerciais mais prestigiados no mundo.

A marca desenvolve móveis de renome e objetos de decoração aplicando detalhes intimistas para criar uma atmosfera aconchegante.

A ideia de utilizar tons claros e pisos de madeira nos projetos serve para realçar móveis e objetos expostos.

Essas foram algumas das marcas destaque no mundo do design italiano que trouxeram reconhecimento internacional ao país no quesito alto padrão.

Cada detalhe criativo é pensado com muito carinho unindo cores, matérias-primas e formas que vão do clássico ao contemporâneo entre o que é tendência atual e o que já fez história.

Talvez esse seja o maior segredo do design italiano de todos os tempos.

Gostou do que leu? Foi inspirador? Fique a vontade para deixar seu comentário do que achou sobre este artigo.

Postar um Comentário