Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore.

Instagram

Follow us

Italy Tintas

Qual é a melhor cor para cada ambiente da casa?

Qual é a melhor cor para cada ambiente da casa?

As cores são tão importantes que existe uma área da psicologia que determina seus efeitos no subconsciente. Elas estimulam áreas do cérebro e promovem sensações variadas. Grandes marcas sabem disso e usam as cores para seu benefício. Por acaso você achava que as cores vermelho e amarelo do McDonald’s eram coincidência? Com certeza não!

Como a melhor cor define sensações nos ambientes?

O McDonald’s utiliza tons quentes que estimulam a fome. O mesmo acontece em muitos restaurantes que usam tons de amarelo, laranja e vermelho nas paredes ou na decoração. Outros locais voltados à concentração ou relaxamento, como centros de terapia, aproveitam cores claras nas paredes para acalmar. Você pode e deve aproveitar a melhor cor nos ambientes da casa para atingir resultados perfeitos!

Tons de amarelo

É uma cor vibrante que transmite sensação de alegria e estimula a criatividade. Quando combinada com outros tons quentes, como vermelho e laranja, também pode estimular a fome. Tome cuidado na sua aplicação. Tons vibrantes de amarelo podem incomodar o olho, especialmente se receberem muita luz.

Tons de laranja

Os tons de laranja remetem a sensações agradáveis e muitas vezes lembram a infância. Eles também estimulam o apetite e são perfeitos para restaurantes, cozinhas e ambientes similares. Quando bem utilizada, a cor desperta otimismo e melhora o humor.

Tons de vermelho

O vermelho é o tom mais quente usado na decoração de ambientes e desperta energia, mas quando usado em excesso causa nervosismo. Por isso ele é utilizado como sinal de atenção e serve para placas de sinalização, anúncios, entre outros. Na pintura de interiores ele traz um ar exótico e diferenciado, mas deve ser usado com moderação.

Tons de azul

O azul é a cor da calma, por isso é muito utilizado em quartos, salas de estar e ambientes de descanso. Os tons mais claros podem ser usados em grandes áreas sem medo de causar cansaço. Também cria sensação de limpeza, sendo adequado para o uso em banheiros.

Tons de verde

Lembra a natureza, por isso traz sensações de alegria para o ambiente e quem está nele. Ele é a cor do equilíbrio e, dependendo do tom, se adequa a quase todos os cômodos da casa. Também é fácil de combinar, especialmente com cores neutras, como branco e cinza.

Como misturar cores nos ambientes?

Na hora de pintar a casa muita gente escolhe uma cor única e cobre todas as paredes com ela. Não é exatamente errado e pode ter resultados agradáveis, especialmente usando cores neutras. Mas a decoração fica muito mais chamativa ao mesclar cores.

Para escolher a melhor cor para cada combinação, considere com cuidado o objetivo do cômodo. Na cozinha, por exemplo, talvez você queira usar alguns tons de laranja para melhorar o apetite. Portanto, é importante encontrar uma cor que combine com o laranja sem deixar o ambiente cansativo.

É muito comum aproveitar cores neutras para fazer contraste com tons mais vivos, como vermelho e amarelo. Também é possível aproveitar cores vibrantes para dar destaque a certas áreas, especialmente se todo o restante do cômodo for neutro.

A melhor cor varia de acordo com o gosto, moda e objetivo do ambiente. Analise com cuidado para conseguir que sua casa seja perfeita mesmo nas paredes!

Postar um Comentário