Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore.

Instagram

Follow us

Italy Tintas

Cores e emoções. Veja como harmonizar as tonalidades de acordo com ambientes

A escolha da cor na parede de um ambiente diz muito sobre os donos. No processo de decisão é importante levar em consideração algumas coisas como: gosto dos moradores, estilo do ambiente, sensações que deseja transmitir, etc.

A partir daí é válido se atentar a psicologia das cores: um campo de pesquisa que estuda as sensações que as cores são capazes de transmitir ao nosso cérebro, de acordo com sua utilização.

Ao planejar a pintura de um imóvel fatores como tons e tipo de cor devem ser analisados. As cores escolhidas para o ambiente precisam estar em harmonia com o restante da casa.

Além disso, a combinação precisa levar em conta os aspectos emocionais  e sensoriais que as cores transmitem.

Conhecendo as cores

Por meio da psicologia das cores, podemos admitir que as cores exercem forte influência nos aspectos físico, mental e emocional das pessoas, ainda que em alguns, isso incida de maneira mais particular.

Para não errar na escolha é importante verificar o que cada cor transmite. Confira:

 

Preto

Traz um ar de sofisticação e deixa espaços grandes mais íntimos e aconchegantes, mas cuidado: deve ser usado na medida para não carregar o ambiente.


Vermelho

É uma “cor quente” que transmite muita energia e vibração. Simboliza romance, poder, força e fortuna. Em ambientes interiores cria espaços calorosos e convidativos. Combina muito nas paredes, móveis e objetos de decoração.


Amarelo

É bastante utilizado para iluminar áreas escuras e mais frias, além de ser energizante e estimulante. Se usado nos detalhes pode trazer charme para o ambiente.


Laranja

É muito escolhido para compor as cores da cozinha já que a tonalidade estimula o apetite. Além de transmitir calor e energia, é uma cor ligada ao movimento, à comunicação e à criatividade.

 

Verde

A cor verde nos ambientes traz a sensação de equilíbrio, frescor e natureza. É ideal para quartos, banheiros e salas de estar e também muito indicado para salas de aula e de reunião, já que o tom aumenta o poder de concentração.


Azul

Combina bastante com outras tonalidades mas deve ser utilizado com cautela para que não transmita um efeito de monotonia e sono.

Além disso, a cor azul tem poder de acalmar e relaxar, por isso é muito usada em quartos, salas de estar e banheiros. 


Violeta

A cor é muito ligada à espiritualidade e à sofisticação e fica bem tanto em ambientes internos quanto externos. Os tons mais escuros criam espaços misteriosos e intuitivos, já os mais claros, dão um efeito romântico e delicado.

 

Branco

É a cor mais utilizada em paredes e dá a sensação de amplitude aos ambientes. Também transmite sensação de paz, frescor e limpeza.

 

Harmonizando as cores nos ambientes

Não existem regras específicas para combinar as cores, mas é importante que elas “conversem” entre si e sejam adequadas ao cômodo escolhido.

Além disso, um ponto bastante importante é levar em consideração a personalidade do dono do imóvel, afinal, é ali que ele passará grande parte dos seus dias.

Para te ajudar a encontrar a tonalidade perfeita, a Italy Tintas conta com uma infinidade de opções de cores que podem ser ideais para seu ambiente. Para conhecer, entre em contato com a gente e saiba mais.

Postar um Comentário